Ofício da Imaculada



Ofício da Imaculada
12 DE OUTUBRO DE 2012

Chegada: 
Silêncio - oração pessoal

Canto meditativo: 
Maria, Maria, Maria... Ave Maria! 
Somos filhos teus queremos amar-te, como ninguém jamais te amou (bis).
Abertura
Deus vos salve Virgem, Filha de Deus Pai!
Deus vos salve Virgem, Mãe de Deus Filho!
Deus vos salve Virgem, Esposa do Divino Espírito Santo!
Deus vos salve Virgem, Templo e Sacrário da Santíssima Trindade!
* Agora, lábios meus, dizei e anunciai os grandes louvores da Virgem Mãe de Deus.
Sede em meu favor, Virgem soberana! Livrai-me do inimigo com o vosso valor.
Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em Pessoas três, agora e sempre, e sem fim. Amém.

Hino
Deus vos salve mesa para Deus ornada, coluna sagrada, de grande firmeza.
Casa dedicada a Deus sempiterno. Sempre preservada, Virgem, do pecado.
Antes que nascida fostes, Virgem santa, no ventre ditoso de Ana concebida.
Sois mãe criadora dos mortais viventes. Sois dos santos, porta, dos anjos, Senhora.
Sois forte esquadrão contra o inimigo. Estrela de Jacó, refúgio do cristão.
A Virgem criou Deus, no Espírito Santo, e todas as suas obras, com ela as ornou.
Ouvi Mãe de Deus, minha oração. Toquem em vosso peito os clamores meus.


Oração                 
Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem aventurança, pelo merecimento do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

Salmo 97

O Senhor fez conhecer a Salvação e revelou sua Justiça às nações (2x)
Cantai ao Senhor Deus um canto novo Porque Ele fez prodígios Sua mão e Seu braço forte e Santo Alcançaram-me a vitória
O Senhor fez conhecer a Salvação E às nações, Sua Justiça Recordou o Seu amor sempre Fiel Pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram A Salvação do Nosso Deus Aclamai ao Senhor Deus, ó terra inteira... Alegrai-vos e exultai.

Leitura breve Isaias. 61,10-11
Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. Meditação -Silêncio - Partilha - refrãos.

Canto do Evangelho
Minh'alma dá glórias ao Senhor Meu coração bate alegre e feliz Olhou para mim com tanto amor  Que me escolheu, me elegeu e me quis.
E de hoje em diante eu já posso prever, Todos os povos vão me bendizer O Poderoso lembrou-se de mim, Santo é seu nome sem fim.
O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz Maria carrega o Salvador porque Deus Pai, sempre cumpre o que diz.
E quando os povos aceitam lei passa de pai para filho seu dom Das gerações Ele é mais do que rei, ele é Deus pai, ele é bom!
Minh'alma dá glórias ao Senhor Meu coração bate alegre e feliz Olhou para mim com tanto amor Que me escolheu, me elegeu e me quis.
O orgulhoso Ele sabe dobrar, o poderoso Ele sabe enfrentar O pobrezinho Ele defenderá, não nos abandonará!
O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz Maria carrega o Salvador porque Deus Pai, sempre cumpre o que diz
Quem tem demais qualquer dia vai ver o que é ter  fome e não ter pra comer Quem passa fome comida terá, eis que a justiça virá!
Minh'alma dá glórias ao Senhor Meu coração bate alegre e feliz Meu povo já sente o seu amor, Ele promete, Ele cumpre o que diz
Aos nossos pais Ele um dia jurou Ele é fiel e jamais enganou, estamos perto da era do amor Bendito seja o Senhor.

Preces
Celebremos nosso Salvador, que se dignou nascer da Virgem Maria; e peçamos:
Senhor, que a vossa Mãe interceda por nós!
*Sol de justiça, a quem a Virgem Imaculada precedeu como aurora resplandecente, concedei que caminhemos sempre à luz da vossa presença. Rezemos:
*Salvador do mundo, que pelos méritos da redenção preservastes a vossa Mãe de toda mancha de pecado, livrai-nos também de todo pecado. Rezemos:
*Redentor nosso, que fizestes da Imaculada Virgem Maria o tabernáculo puríssimo da vossa presença e o sacrário do Espírito Santo, fazei de nós templos vivos do vosso Espírito. Rezemos:
*Rei dos reis, que quisestes ter vossa Mãe convosco no céu em corpo e alma, fazei que aspiremos sempre aos bens do alto. Rezemos:
(intenções livres)

Pai-Nosso...

Oração
Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Consagração à Nossa Senhora
Ó Maria
Mãe de Jesus e minha Mãe
Eu vos consagro neste dia todo o meu ser,
Ponho em vossas mãos tudo o que sou e tenho,
Confio à vossa proteção todos os meus projetos e desejos!
Fazei que tudo seja para o bem de todos
Principalmente daquelas pessoas a quem devo amar mais!
Formai em mim um coração bondoso como o de vosso Filho Jesus,
De onde todos possam receber a paz,
A justiça e o amor.
Guardai-me no vosso coração materno para que nenhum mal me aconteça e todo o bem me venha.
E me fazei lembrar sempre que sou vosso filho.
Amém.
Santa Maria,
Mãe de Deus e da Igreja,
Guardai unida no amor a igreja do meu lar!
Amém
Benção
O Deus que olhou para Maria volte os seus olhos para nós e nos faça caminhar na esperança da libertação! AmémO Senhor nos abençoe nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém!
Canto Final
Dai-nos a bênção ó mãe querida! Nossa Senhora Aparecida. (bis)
1. Sob esse manto do azul do céu. Guardai-nos sempre no amor de Deus.
2. Eu me consagro ao vosso amor Ó Mãe querida do Salvador